quinta-feira, julho 29

6 pulas num machimbombo





28 de Julho - a viagem até Benguela...
Aterrámos em Luanda pelas 6 da manhã!
O Padre Casimiro estava já à nossa espera com a sua pickup branca à saída do aeroporto enquanto nós os 6 (os grãos e a nossa querida Graça - leiga para o desenvolvimento) passeávamos os nosso cerca de 200kg de bagagem!Seguimos para a Macon para apanhar o último autocarro! Apesar do caótico trânsito de Luanda, conseguimos chegar a tempo! E enfiar os baús na mala do auto-bus?!

E assim começa a nossa épica viagem num machimbombo velho, sujo, azul, branco e chinês com a promessa de que chegaríamos a Benguela às 14 da tarde!!

O tempo foi passando, a paisagem mudando..e uma hora e meia depois estávamos à saída da cidade de Luanda!!

Ficam aqui alguns momentos marcantes da viagem:

- primeira paragem: para urinar..no meio do nada! Entretanto aparece mais um passageiro com os seus haveres que
incluíam - cadeiras de plástico, bacias enormes, malas, gerador, fogão, entre outras coisas. Bom, sobrou para nós que tivemos de trazer malas para dentro do autocarro e como nós outros trouxeram panelas e bacias para dentro que se foram apilhando no corredor do machimbombo.
As crianças vinham a correr para o autocarro com as bacias na cabeça e as mães com os bébés nas costas (bastante querido!)

- segunda paragem: mercado de coisas.
Tudo se vendia. Era uma aldeia ao lado da estrada. A actividade da população é vender coisas para os viajantes (as estações de serviço).
- o Cláudio - conhecemos um senhor novo bastante simpático de Luanda que costuma ir para Benguela em trabalho. Foi muito atencioso connosco e explicava tudo sobre Angola, sobre cada paragem. E foi ele que nos introduziu à Ginguba - uma espécie de amendoim, mas 100 vezes melhor!Tinham barraquinhas de madeira e vendiam desde coca-cola, a fruta, a pão, a óleo de palma, roupa, panos e tudo mais!


- ao fim de 10 horas, depois do sol se pôr, chegámos a Benguela!

Para quem nunca esteve em África a aproximação a Luanda pelo avião é impressionante.... um mar de castanho, em que não se distinguem as casas, as ruas, os passeios.... Choca. Já em terra firme, a imagem dos bairros desde o aeroporto até à Macon é difícil de descrever. Uma amálgama de lixo, trilhos gravados pela água na época das chuvas, um sobe e desce de construção que se vai espalhando a perder de vista e toda uma cidade em obras com slogans de construtoras em cada canto.

Saindo da cidade, o castanho impera, mas na cor da terra e nos embondeiros que surgem aqui e acolá com o mar como pano de fundo. A paisagem é diferente de tudo aquilo a que nos acostumámos. Há oásis que nos surpreendem no meio desta secura africana, em que o verde é senhor e prende o olhar porque tudo é fértil.
Já na província de Benguela a terra é branca, as casas são de terra, os telhados são da mesma cor....... e ao fundo o mar com um bola de fogo a pairar! É verdade que o sol em África é maior. mais intenso, as cores são diferentes!!

E todo o país parece ser assim. Uma surpresa a cada momento.

Ao longo da nossa viagem vimos paisagens lindíssimas e muitos sorrisos. As pessoas vêm ao nosso encontro e mostram-se curiosas em relação a nós, porque estamos cá e porque viajamos assim...... Não é normal os "pulas" no "machimbombo"!!

As Leigas!!! Em dois segundos sentimo-nos em casa!! Uma sensação de "regresso a casa", numa casa que não conhecemos com pessoas que não conhecíamos! Foram incansáveis e o nosso porto de abrigo.

Com elas terminámos o dia, com um belíssimo jantar e uma maravilhosa partilha de experiências de quem abdicou do conforto, da qualidade de vida material que conhecemos, em prol deste povo de Benguela, nos bairros mais carenciados da cidade.....
Como diz a Sónia, "o céu aqui está mais próximo da terra"

14 comentários:

  1. Meus queridos,

    Foi com muita pena que não consegui ir ao aeroporto para me despedir de vocês... Mas é com muita alegria que leio notícias vossas! (e irei continuar a ler até fins de Setembro)

    Que bom que chegaram bem... ao fim de quase 24 horas!

    Um beijinho muito grande para todos com o desejo que encontrem no Cubal a vossa missão, em África e para a vida!

    Joana Neto

    ResponderEliminar
  2. Nem acredito que já conseguiram escrever um post..nem imaginam como é bom para quem ficou cá poder saber de vocês - ainda por cima contam tantos pormenores deliciosos! Que inveja, quem me dera estar aí também..! Estou feliz por vocês e pela vossa missão! Um grande beijinho a todos

    PS - Teresinha não falha com o seu ipod, muito útil em viagens intermináveis ;)

    ResponderEliminar
  3. Delicioso post... quase que dá para cheirar aqui, ver aqui, tocar aqui.
    Deixem-se surpreender (como diria o Miguel Alvim) e façam desta viagem "interminável" a viagem das vossas vidas...

    Com muito carinho por todos

    Joana

    ResponderEliminar
  4. impecável! :)
    que venham mais pormenores desses. Fico bastante contente por ver toda a alegria que esse texto transmite! Hoje falei com a tua (Raquel) irmã antes de eles partirem para Taizé e já soube que estás a adorar; é o que é preciso!
    beijinhos e força nessa missão!

    ResponderEliminar
  5. Boas! Eu não esperava outra coisa. Estão a ver o mundo de pernas para o ar, (hemisfério sul), mas igualmente apaixonante. Quem nasceu e viveu aí até aos 15 anos, como eu, entende perfeitamente essa sensação de vida, diferente. Agora, aproveitem, vivam e saboreiem esses momentos especiais sem perderem o sentido, a luz que ilumina, Deus.
    Um grande abraço para todos do pai da Raquel.
    Augusto Miranda (Tuta)
    P.S:
    Ginguba = amendoins (não uma espécie)´- :)

    ResponderEliminar
  6. Agora entra a tia "penetra".
    Pois é como diz o meu mano Tuta, África é o outro lado do mundo que conhecemos, mas ainda assim, maravilhoso à sua maneira. O povo é amigo, alegre e feliz com tão pouco...
    Tenho a certeza que ficarão mais ricos com a vossa ajuda, a vossa juventude, os vossos conhecimentos, os vossos propósitos.
    Força, sobrinha Raquel, esperamos-te cheia de uma vivência que vai ficar para a vida.
    Beijos do tio Tó e da tia Nanda.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Como revi a minha época aí! :)

    beijinho grande, muita força!

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Imagino k já andem um pouco cansados: 1º porque foram para trabalhar; depois porque há muito que fazer (imagino eu...).
    Mas já nos viciaram a vir visitar o blogue para ler as vossas experiências, e esperando por umas fotos... guardem umas forcinhas para isso, please!
    Depois e como já perceberam pela ginguba, os sabores aí são muitooooo diferentes, provem tudo, mesmo que aqui não gostem provem! Não se esqueçam que se não se alimentarem e descansarem, não terão forças para bem cumprir esta vossa missão!
    Um beijão
    Tia Tita

    ResponderEliminar
  9. meus queridos!!!!!!! como esta tudo por ai? aqui tudo rebolation!!!!!!! esperamos por cartas a contar as news! qual é o bosso dia de folga, para ligarmos? o nosso e a quintaa! temos andado a conhecer os sitios onde bamos trabalhar, ja fomos a algumas roças, posto de saúde, cáritas, casas de belhinhos - ze lu adorou!, atl e conhecemos grupos de jobens e escuteeeiros com quem bamos trabaklhar..deixem o bosso numero no nosso blog please.

    beijinhos a todos!!!!

    o bê n funciona p estes lados!!!

    ResponderEliminar
  10. P.S.: Em angola há 14h da manhã?? porque em são tomé 14h é sempre de tarde!!

    ResponderEliminar
  11. Mariana Paiva Santos4 de agosto de 2010 às 02:38

    olá a todos, tb aos 5 "pulas" que ainda não conheço...
    Foi com agrado que li a palavra "machimbombo" que a minha prima moçambicana tantas vezes dizia...
    este relato da vossa chegada quase nos transporta para angola, e é verdade que quase "tomamos o pulso" a essa terra...obrigada pelas notícias...
    Espero que a seguir a estas se sigam boas notícias por essas bandas com mtos sorrisos de quem tanto precisa de tudo aquilo que vocês levam...
    beijinhos maria carolina e demais companheiros...
    Aproveitem bem esta "aventura"...
    *mariana paiva

    ResponderEliminar
  12. Querido Zé Maria,

    Aqui vai a mensagem da Tia Pilar que recebi no FB.

    olá Zé Luis, só para te dizer, e à Mariana, que soube da ida do Zé Maria , como voluntário, para Angola e não queria deixar de vos dar um abração de parabéns. Devem estar super orgulhosos. Eu, pela pequeníssima parte que me toca como tia..... estou inchadíssima.
    Por favor dá-me o site para eu ver pormenores. Só sei que é junto aos Caminhos de Ferro de Benguela.
    Beijinhos

    Sentimo-nos muito orgulhosos e eu de uma forma muito especial pelo facto de teres tido essa força e vontade para fazer esta viagem humanitária, que eu sempre sonhei e que por uma razão ou outra nunca tive a coragem suficiente para me desinstalar.
    Abraços para todos e um grande beijo para ti dos Pais

    ResponderEliminar
  13. Querido Zé Maria

    Estamos felizes com as boas notícias e orgulhosos com a tua participação numa missão tão maravilhosa como essa do Grão.
    Mil Beijos dos Avós Mi e Zé

    ResponderEliminar
  14. Querido Neto estamos certos que já estás bem e plenamente entregue às tuas tarefas aí no Cubal . Aguardamos pela próxima sexta-feira para te falar e matarmos as muitas saudades.Dois grandes grandes beijos dos Avós MI e ZÉ

    ResponderEliminar