quarta-feira, julho 21

Agora é apenas tempo de partir..

1 ano de Grão nas nossas vidas.
1 ano de formação muito intensa, muito exigente, muito transformadora. E muito, muito gratificante.
É tempo de fazer um balanço, parar para pensar e recordar.


Tantas emoções, paixões, sonhos.
Tantos objectivos, motivações, prioridades.
Tantas perdas, ganhos, dúvidas e apostas.
Inspirações, desolações, compatibilizações.
Reflexões, conversas, conselhos.
Tanta vida.
Entrega.
Deus.


O abraço que demos em Setembro passado foi-se fortalecendo. Esse abraço em forma de vontade missionária envolveu-nos, tornando-se um enorme desafio. Fez-nos querer aprender o Grão em todas as suas facetas, na procura do equilíbrio possível entre os “fascínios da descoberta e a fidelidade ao dia-a-dia”. O abraço fez-se compromisso, e com isso se tornou arrebatador.

Hoje é aqui que queremos estar, mais do que em qualquer outro lugar. Aqui neste conforto, onde nos despojámos de nós e assimilámos o sonho de uma missão que tanto quisemos. Aqui, onde nos desconstruímos e, com isso, fortalecemos aquela que é a verdadeira missão, cá, nas vidas de cada um.
Hoje é tempo de pensar nos sacrifícios que este compromisso exigiu, nos cansaços que pediu de nós. Deixar que a felicidade sobressaia desse cansaço, desfrutar do gosto de juntos termos feito um caminho de entrega, em nome de um projecto em que acreditamos e ajudamos a construir.

Hoje é também tempo para agradecer. Todos aqueles que connosco foram parte deste compromisso e o tornaram possível. E quantos são eles... temos hoje no pensamento e oração os Grãozinhos que começaram esta caminhada connosco e não a puderam terminar. As nossas famílias e amigos mais próximos, por partilharem e alimentarem este sonho ao nosso lado. Os formadores e demais elementos do Grão que dedicadamente nos passam o seu testemunho. O Padre Nuno, guia e amparo de todas as horas, com quem não nos cansamos de aprender e rir. Um obrigado também às entidades que nos deram a mão.

Comungamos hoje, convosco, este terno abraço agradecido.

Agora é tempo lançar com confiança o Grão que construímos. Temos tudo para humildemente acreditar que ele germinará. Agora é tempo de aceitar este envio como culminar de todas as vivências. Um objectivo que se atinge mas que só se cumpre no prolongar dos laços, na continuação da missão da vida.

Agora é apenas tempo de partir.

Missa de envio, 18 de Julho de 2010

4 comentários:

  1. Um grande abraço de força e coragem para alcançarem os melhores sucessos...

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenham chegado bem ao vosso destino. Coragem para todos, força para apoiar todos os que precisam, grão a grão.Para ti Tiago um grande abraço dos primos Afonso e Duarte.

    ResponderEliminar
  3. Fico muito contente por vos ver aí, onde a consciência cresce mais depressa e a pressa perde a consciência...Um grande abraço para todos em especial para a Ana.

    ResponderEliminar
  4. Olá Zé Maria,

    Esperamos que esteja tudo bem contigo. Estamos em Saramagos e esperamos que em breve estejas cá.

    Um beijo dos Avós, Tia Manela e Tio João e das primas Sofia e Kika.

    ResponderEliminar