sábado, agosto 14

Tché! O Cubal cuia bué!

A simpatia dos cubalenses é sentida todos os dias. Recebemos sempre um “Obrigada sim” quando esboçamos um sorriso ou quando cumprimentamos com um “Bom Dia”, ainda que ensonados.

A pontualidade não está na ordem do dia aqui em Angola. Tudo depende se a luz do sol irradia logo pela manhã ou se fica escondida pela névoa. Se houver névoa não há crianças na rua. Para citar a irmã Teresa Romero, mulher de armas, (que superou um período 114 dias de cativeiro durante a guerra) no seu Portunhol: “É matemático, hasta que salga el sol no hay crianças!”

Na zona da missão, o trabalho das irmãs é verdadeiramente essencial para a população. Um trabalho de décadas (em alguns casos de uma vida) que garante a existência de condições mínimas de saúde, educação, emprego e cooperação comunitária. Sem isso como seria possível garantir alguma paz?

A dedicação das irmãs contagia. De realçar particularmente o exemplo da Avó Geni (Irmã Generosa) que se dedica a esta comunidade há mais de 50 anos e que hoje, com mais de 80, se continua a empenhar de tal forma que no primeiro almoço, em tom de desabafo e gracejo, dizia que precisa de umas férias para morrer, pois não tem tempo. Uma mulher de uma força extraordinária que foi entrevistada na semana passada para que o seu exemplo conste num livro, a ser editado em Espanha pelo jornal ABC, que relata a vida de 50 missionários espanhóis.

Com tanta iniciativa e trabalho, o que é que o Grão pode cá fazer durante dois meses? Tanta coisa que tivemos de seleccionar. Um complexo exercício de discernimento! Apresentamos em seguida o nosso plano de actividades.

O Hospital

O hospital e as instalações de infecto contagiosos e unidade de tuberculosos (Centro TB) são uma referência na província de Benguela pela qualidade da equipa médica (parcialmente mantida pelas irmãs). No entanto, estamos em África e as carências a nível estrutural e material são imensas para acompanhar tanto a afluência como o estado de gravidade de alguns doentes.

Nesta área (infecto-contagiosos e tuberculose) comprometemo-nos com animação dos doentes, em especial das crianças internadas e participação na missa do centro TB. A importância deste “SÓ estar” foi-nos demonstrada na primeira visita quando um dos doentes nos disse “ A vossa visita é, para nós, mais importante do que um comprimido”.

A Escola, os cursos e as acções formativas

Na escola, as Irmãs Teresianas conseguem formar mais de 1500 alunos (do pré-escolar ao 9ºano) divididos em 3 turnos.

O Grão foi imediatamente solicitado para dar cursos de informática e de inglês a formandos que posteriormente possam transmitir os conhecimentos adquiridos e fazer, no futuro, germinar o Grão deixado. O ensino destas matérias é praticamente inexistente no Cubal e, até agora, a maior dificuldade foi ter de seleccionar alunos. De salientar a necessidade de ressuscitar uma sala de informática - cemitério de computadores – para tornar o curso possível. Tendo em conta que nunca tínhamos aberto um computador, conseguir pôr 8 a funcionar foi uma proeza!

Vamos também realizar um curso de Contabilidade e Gestão para a administração do Hospital e para outros trabalhadores da missão interessados.

Programámos ainda acções de formação esporádicas que irão incidir sobre temáticas como “O papel da mulher na sociedade”, “Formação cívica” e “Alimentação e Saúde Materno-Infantil”. Estas acções resultaram daquilo que foi a nossa avaliação conjunta das maiores necessidades da comunidade.

Ainda neste campo, o Grão está a desenvolver uma actividade importantíssima de apoio aos “apadrinhados” que são crianças carenciadas com histórias de vida difíceis e muitas dificuldades de aprendizagem. Iremos acompanhá-las dando explicações duas vezes ao dia, três vezes por semana.

Outras actividades

E não acabamos por aqui. Temos ainda o apoio à pastoral animando duas missas de Domingo (a das crianças e a dos jovens) e apoiando grupos como os escuteiros.

De modo a sensibilizar para a importância de uma comunidade limpa e ruas sem lixo (um grave problema por estas bandas) estamos a planear um “Dia Cubal Limpo” promovendo uma competição saudável entre os grupos de jovens existentes com o intuito de promover a recolha de lixo.

É de grande relevo a intervenção do Grão nas oficinas de carpintaria da Missão, com apoio na organização e estrutura deste projecto comunitário. Serão aqui desenvolvidas acções formativas, inventariação dos materiais e apoio através da projecção de móveis modelares para serem posteriormente produzidos.

De realçar por fim o esforço que a Carolina e o Tiago estão a fazer para acompanhar todos os projectos de obras que há na missão e para conceber novos projectos cuja necessidade de execução é prioritária.

Trabalho para fazer não falta e ainda muito ficou por dizer.

No dia de folga e apesar do isolamento em que estamos, tentamos aproveitar ao máximo a beleza da paisagem circundante, o rio com jacarés, a companhia uns dos outros e da comunidade que nos envolve.

Aiêé?! Tché! O Cubal cuia bué!


7 comentários:

  1. Depois deste vosso testemunho, fiquei sem palavras ...
    Só vos posso dar o meu apoio, que tudo corra conforme a vossa vontade,aqui expressa!
    Bjs

    Tita

    ResponderEliminar
  2. o grão está a germinar, mal entrou na terra. Incrível o vosso empenho, os vossos sonhos tornados realidades que reverterão em tantos mais grãos.
    Viva a força da vossa juventude, a força das vossas convicções, a força do exemplo que por essas terras encontraram.
    Afinal, não sei bem se vocês são grão ou se já são sementeira.~
    Grande exemplo!!!!! Bjos de quem neste momento se estar a sentir um bocadito incomodada por ter não sei quantos computadores que nem utiliza (isto para não falar do resto). Fico a meditar...
    Tia Nanda

    ResponderEliminar
  3. Augusto Miranda (TUTA)19 de agosto de 2010 às 03:35

    Um abraço para todos vós.
    Tardei em aparecer mas cá estou eu.
    Sei que o trabalho por aí abunda e que o animo se mistura com o cansaço de tantos afazeres. Bom trbalho mas não se esqueçam de voçês, cada um por si e a comunidade que formam.
    Fiz 50 anos no dia 17, estou particularmente feliz com esta graça que Deus me deu e gostaria de partilhar convosco.
    Um grane abraço para todos.
    Augusto Miranda (TUTA)

    ResponderEliminar
  4. mariana paiva santos19 de agosto de 2010 às 07:41

    olá de novo,
    é bom saber que a vossa contribuição já gera frutos aí pelo cubal...a todos bons projectos..e sucesso nessa vossa missão...obrigada por nos fazerem chegar notícias destas, que nos fazem pensar em como é tão importante ajudar quem precisa...
    beijinhos
    *mariana paiva

    ResponderEliminar
  5. Ola meus queridos!! como estao??
    tenho me lembrado imanso de voces e ainda nao tinha conseguido enviar noticiaS.
    Por aqui tem sido uma experiencia muito intensa a todos os niveis, mas super positiva tambem!!
    calcuta tem MUITO que se lhe diga. tenho rezado muito por voces, espero que esteja tudo bem, um grande grande beijinho,

    Carminho

    ResponderEliminar
  6. Carminho sua doida como é que esta a ser isso ai?? que tens feito??as irmas como são??ca ta tudo optimo imenso trabalho mas tudo a correr super bem!! qual é o teu numero dai pra te ligar?? gd beijo de todos também rezamos por ti e para que corra tudo bem beijo Zé Maria, Tresinha Carolina Tiago e Raquel

    ResponderEliminar
  7. So vim para mandar um grandeee beijinho para e muita muita força!
    (sempre nas rezarias por todos)

    ResponderEliminar