domingo, agosto 8

A chegada ao Cubal

Finalmente chegados ao Cubal. Já tivemos tempo e para planear a missão. Entretanto tivemos recepções extremamente emotivas e experimentámos todas as actividades que as Irmãs Teresianas desenvolvem cá (e não são poucas).

Neste post, focaremos os primeiros dias.

A viagem de comboio ficou adiada. Com os nossos 200kg de bagagem, viajar numa carruagem da linha de Benguela seria quase um acto de loucura. Felizmente, e mais uma vez com uma sorte incrível, conhecemos em Benguela dois engenheiros portugueses que nos ofereceram boleia a nós (e às nossas bagagens) até ao Cubal. Aproveitamos para agradecer toda a simpatia do Pedro e do Américo!

E assim seguimos nós durante duas horas numa estrada praticamente sem curvas e com uma paisagem incrível. Uma savana seca cheia de embondeiros e pedras graníticas cujas formas e disposição criam formações rochosas bastante engraçadas.

Fazer esta viagem em duas horas não seria possível há um ano atrás. Só em 2009 a estrada de Benguela ao Cubal foi alcatroada. Até lá existia uma estrada de terra batida e os 150km que separam as duas cidades levavam um dia inteiro para serem percorridos.

O Cubal. A primeira imagem que fica é da estação de comboios e dos armazéns, que outrora estavam cheios de cereais produzidos na região que eram aí armazenados e posteriormente levados na linha de comboio para fornecer não só a província como todo o país.

Anos depois da guerra terminar, o Cubal ainda está parcialmente abandonado e muitos bairros encontram equilíbrio diário através do incrível trabalho das irmãs na missão.

A missão é a 3km da cidade e está localizada junto de bairros mais desfavorecidos. As Irmãs Teresianas que residem aqui no Cubal dedicam a sua actividade a uma escola, a um hospital (que é um hospital de referência na província e que conta também com um centro paradoenças infecto-contagiosas), a apoiar oficinas de mecânica, carpintaria e actividade agrícola para dar emprego à população e ao serviço social (que inclui explicações a crianças com vidas mais complicadas “os apadrinhados”).

Trabalho para fazer há muito, mesmo com a quantidade de horas que as irmãs se dedicam à comunidade. A estrutura de apoio que montaram é incrível, no entanto as carências são imensas.

O Grão tem vivido na ânsia de concretizar, de se envolver e de viver aquela que esperamos que seja a primeira missão no Cubal.

9 comentários:

  1. A primeira de muitas...é bom ver que tudo o que foi feito desde 2006 até hoje serve também para isto: permitir o envio de um grupo de 5 pessoas para Angola, 5 para São Tomé, onde o Grão é chamado e é efectivamente preciso.
    Com a humildade de quem continua um caminho e ânimo de quem começa outros, muita força para todos!

    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.
    É sempre bom receber notícias vossas.
    Vemos que estão animados e que trabalho não falta. Dar o vosso melhor é o grão que podem deixar. Nós estamos convosco na saudade e na oração. Um grande abraço a todos do pai da Ana.
    Augusto Miranda

    ResponderEliminar
  3. Excelentes notícias!
    Abraço a todos da Equipa zenemotion - Mind Your Body

    ResponderEliminar
  4. Olá! É bom acompanhar-vos e sentir-me de novo em Angola em Missão Grão.
    Um forte abraço para todos.

    ResponderEliminar
  5. É para isso que cá andamos, para nos amarmos uns aos outros, com um amor activo.
    E quem melhor que um grupo de sangue na guelra para o concretizar?
    Adorei as novas notícias (é que todos os dias ia espreitar o blog...).
    Força, que motivação não vos faltará.
    Tia Nanda

    ResponderEliminar
  6. Finalmente notícias frescas. Venho regularmente espreitar o blogue, para ver se há novas ou comentários...hoje sim.
    Já sei que têm dias específicos para este fim, que o vossa missão é outra! fui já ao google earth, para ter a ideia de como será o Cubal, e parece ser uma cidade grande (sabem que em África as cidades do interior, antigamente eram pequenas.
    Bom trabalho. Estamos convosco.
    Bjs
    Tia Tita (da Raquel e de todos vocês, se me derem esse previlégio!)

    ResponderEliminar
  7. Queridos amigos e Zema,
    Que bom que foi ler esta vossa missao! Tenho pensado muito em voces e rezado por todos, espero que se sintam com força. Vou hoje, mais que o normal, rezar pelos frutos do vosso trabalho, que cada um de voces se sinta entregue a Deus e através Dele a tudo e todos os que vos rodeiam. Para que se abram ao ponto de viver todos os barulhos, sabores, cheiros, pessoas, tudo como uma forma de glória a Deus. Um grande bejinho para todos, com muitas muitas saudades,
    Rita Monteiro

    (p.s: Eu sei que nao e preciso dizer, mas tomem bem conta do meu primo! E deixem a vossa morada no blog por favor)

    Gostava ainda de partilhar o que li hoje:

    "Tu podes trair-Me, abandonar-Me, insultar-Me, maltratar-Me, mas Eu nao te abandonarei nunca e, por mais graves que possam ser as ofensas que Me faças, bastar-Me-a sempre uma palavra que Me peça perdao (na confissao), para logo Eu o conceder com generosidade, largueza e misericordia infinitas."
    Jesus

    ResponderEliminar
  8. mariana paiva santos10 de agosto de 2010 às 07:48

    Olá a todos,
    é com agrado que vejo que já postaram novamente sobre a vossa missão, deste lado é sempre bom receber notícias de quem nos deixa saudade.
    beijinhos e esperança duma grande contribuição para cubal,essa "cidade em progresso" (tal como diz na vossa foto)
    *mariana paiva

    ResponderEliminar
  9. João Maria Cunha Diniz23 de agosto de 2010 às 05:36

    Meus queridos amigos....e maninhaaaaaa,
    Quero-vos deixar um simples post dizendo q vos tenho sempre no meu pensamento, e vos desejo toda "aquela" sorte que vos permita executar as vossas tarefas e ambições em prol da comunidade com os minimos obstáculos possiveis. Também se eles forem complicados, vocês dão a volta fácil! =D
    Tiago e Zé, heheh há que dar ao cabedal rapaziada, tomem bem conta das meninas!
    Terezita e Raquel um ganda beijo pa vcs!!
    Manaaa.... =D take care***

    ResponderEliminar